No segundo encontro do Curso de Formação em Linguagem Audiovisual, promovido pela Associação Saber Fazer, em parceria com a Diretoria de Ensino Leste 1, os professores trouxeram um mapeamento tela a tela (storyboard) de um roteiro autoral como planejamento dos vídeos que serão finalizados no dia 30/04.
O objetivo da aula de 23/04, ministrada pelo editor e roteirista Bernardo Brito, foi instrumentalizar os professores de diferentes escolas públicas estaduais para uma captação e edição de vídeo simples, mas eficaz.
O primeiro passo foi apresentar os requisitos para a captação de imagens por meio de câmeras fotográficas amadoras e celulares, tais como tamanhos de quadro, compressão de imagens, uso de apoio e do modo automático. “O importante é um bom roteiro”, destacou o editor de dezenas de vídeos educacionais, mostrando como apoiar um celular comum em um caderno para eliminar a necessidade de um tripé (foto à direita). Também não é necessário uma sofisticada câmera estabilizadora, se o objetivo for manter um efeito de câmera na mão: “A solução está aqui”, disse apontando para a cadeira de rodinhas ao seu lado. Segurar um balão com água sob o celular ou colocar um papel laminado em uma caneta esferográfica para disparar a câmera a distância foram outros macetes apresentados na sequência.
Depois, os educadores viram como usar aplicativos gratuitos para agilizar a captação e como importar as imagens captadas para o computador via internet ou cabo de dados. O reordenamento e reaproveitamento das fotos para aumentar o tempo do vídeo, sem a necessidade de muitas capturas, foi vista junto a uma primeira visão da mecânica do programa Movie Maker, instalado junto com o pacote Office. Devido a uma demanda dos professores, identificada por meio de um questionário prévio, a inserção de áudio foi tema de uma explanação detalhada. No terceiro encontro, os professores irão executar todas as etapas da produção de um vídeo baseado no storyboard já desenvolvido.