OficinaCaptacao1 (8)Flip

No segundo encontro do Curso de Formação em Linguagem Audiovisual, promovido pela Associação Saber Fazer, em parceria com a Diretoria de Ensino Leste 1, os professores trouxeram um mapeamento tela a tela (storyboard) de um roteiro autoral como planejamento dos vídeos que serão finalizados no dia 30/04.

O objetivo da aula de 23/04, ministrada pelo editor e roteirista Bernardo Brito, foi instrumentalizar os professores de diferentes escolas públicas estaduais para uma captação e edição de vídeo simples, mas eficaz.

O primeiro passo foi apresentar os requisitos para a captação de imagens por meio de OficinaCaptacaoCadernocâmeras fotográficas amadoras e celulares, tais como tamanhos de quadro, compressão de imagens, uso de apoio e do modo automático. “O importante é um bom roteiro”, destacou o editor de dezenas de vídeos educacionais, mostrando como apoiar um celular comum em um caderno para eliminar a necessidade de um tripé (foto à direita). Também não é necessário uma sofisticada câmera estabilizadora, se o objetivo for manter um efeito de câmera na mão: “A solução está aqui”, disse apontando para a cadeira de rodinhas ao seu lado. Segurar um balão com água sob o celular ou colocar um papel laminado em uma caneta esferográfica para disparar a câmera a distância foram outros macetes apresentados na sequência.

Depois, os educadores viram como usar aplicativos gratuitos para agilizar a captação e como importar as imagens captadas para o computador via internet ou cabo de dados. O reordenamento e reaproveitamento das fotos para aumentar o tempo do vídeo, sem a necessidade de muitas capturas, foi vista junto a uma primeira visão da mecânica do programa Movie Maker, instalado junto com o pacote Office. Devido a uma demanda dos professores, identificada por meio de um questionário prévio, a inserção de áudio foi tema de uma explanação detalhada. No terceiro encontro, os professores irão executar todas as etapas da produção de um vídeo baseado no storyboard já desenvolvido.

DSC06135

DSC06136